top of page

Um novo modelo pedagógico

A escola que queremos para o séc. XXI assenta sobre as bases de um novo modelo pedagógico que vai buscar inspiração à Pedagogia Inaciana, com mais de 500 anos e perfeitamente atual, enriquecida pela psicologia da aprendizagem e pela neurociência.

As famílias, juntamente com os alunos e os educadores, constituem a estrutura do novo modelo pedagógico.

São chamadas a participar e colaborar no processo de ensino-aprendizagem do alunos.

A escola estabelece uma comunicação frequente com as famílias, com vista ao desenvolvimento integral do aluno.

A avaliação baseia-se na aplicação de um modelo orientado para a aquisição de competências e de um conhecimento interdisciplinar.

Avaliamos os processos e os resultados, respeitando o ritmo de cada aluno, sem comprometer a excelência das aprendizagens. Potencia-se a autoavaliação e a heteroavaliação entre alunos.

Os educadores - "A equipa" - formam grupos de codocência compostos por 2 ou 3 professores que trabalham em simultâneo, na sala de aula, com o grupo de alunos e que também os avaliam conjuntamente.

Esta equipa planifica e programa as atividades letivas e de enriquecimento curricular, bem como acompanha os alunos durante a formação em contexto de trabalho (FCT) e orienta as etapas de desenvolvimento da Prova de Aptidão Profissional (PAP).

O(A) diretor(a) de turma coordena a equipa do conselho de turma, apoia o seu trabalho e estabelece a "ponte escola - família".

Os vários espaços físicos são adequados às diferentes práticas educativas.

Oficinaslaboratórios, sala práticas de cuidados de saúde e bem-estar, restaurante e cozinha pedagógica, bem equipados e adequados às práticas simuladas, associadas a cada curso.

A metodologia potencia a curiosidade e a criatividade através da aposta no trabalho autónomo, no trabalho por projetos e baseado na resolução de problemas, através de atividades relacionadas com a área de formação de cada curso.

Combinamos o ensino expositivo com o trabalho de pesquisa individual e cooperativo, bem como com simulações de situações reais de trabalho, permitindo o desenvolvimento das inteligências múltiplas.

Os recursos tecnológicos estão integrados no processo de ensino-aprendizagem, através da utilização de dispositivos digitais e espaços virtuais à disposição dos alunos.

Os conteúdos a abordar em cada disciplina são trabalhados de acordo com as competências a desenvolver, abrangendo conhecimentos científicos, linguísticos, técnicos, etc., com vista à resolução de desafios colocados aos alunos, com base em situações reais de trabalho e/ou de convivência social. Trabalham-se valores como a reflexão, o respeito, a responsabilidade, a justiça e o compromisso social. A Pastoral, a educação não formal e as atividades de enriquecimento curricular integram o nosso projeto educativo e ajudam a formar os alunos de "forma integral", nas vertentes científica, técnica, humana e religiosa, respeitando as opções de cada um.

O aluno é o centro de todo o processo de ensino-aprendizagem de, desse modo, transforma-se num aluno ativo e autónomo, capaz de desenvolver projetos individuais ou em equipa.

 

Potenciamos o desenvolvimento do autoconhecimento e o sentido crítico, de modo a que vá construíndo o seu "projeto vital".

OPEN
DAYS

20.abril, 14h-18h
28.maio, 10h-13h

Logo_ina.jpg
Female-Hand-Holding-Tablet-PNG-Transparent-Image.png
bottom of page