top of page

Como trabalhamos

Abandonamos a estrutura da "aprendizagem por competências", baseada unicamente nos conteúdos previstos nos «módulos ou UFCDs (unidades de formação de curta duração) convencionais» e passamos a utilizar um modelo fundamentado no «aprender por saber fazer», a partir do desenvolvimento de projetos individuais ou em equipa, da participação em workshops ou seminários da especialidade, quer em locais de prática simulada, devidamente equipados dentro da escola, quer em empresas ou instituições parceiras.

FP tradicional

Armazenar dados e teoria

Sistema de aprendizagem, ainda, muito "apoiado" na memória, sobretudo nas disciplinas das áreas sociocultural e científica.

professor ainda é um transmissor de conhecimento.

Aprendizagem baseada em módulos, muitas vezes, estanques.

Sistema flexível, mas ainda muito "preso" à sequência dos módulos/UFCDs (unidades de formação de curta duração).

Um professor em sala, a lecionar a sua disciplina e a orientar o desenvolvimento de projetos para a sua disciplina.

Avaliação baseada na utilização de múltiplos e variados instrumentos de avaliação, de modo a valorizar diferentes talentos e competências.

A nova FP

Explorar e aprender a fazer

Realização de projetos interdisciplinares para uma aprendizagem completa, baseada na prática - «o que sabes fazer, com aquilo que aprendeste?»

O professor assume o papel de consultor, dinamizador e mentor do processo de aprendizagem.

Aprendizagem baseada em projetos (ABP) e em aulas de prática simulada.

Sistema ainda mais flexível privilegiando a interligação dos diversos módulos/UFCDs, a interdisciplinaridade e a ABP, respeitando o ritmo dos alunos e permitindo o desenvolvimento de múltiplas inteligências

Codocência, ou seja, aulas com 2 ou 3 professores de diferentes disciplinas, trabalhando colaborativamente na orientação da ABP, permitindo a integração de múltiplos conhecimentos e conteúdos, tal como acontece na vida profissional.

Avaliação de 360º baseada no processo, nas competências e nos conhecimentos globais. A avaliação é centrada naquilo que os alunos sabem fazer com o que aprendem.

OPEN
DAYS

20.abril, 14h-18h
28.maio, 10h-13h

Logo_ina.jpg
Female-Hand-Holding-Tablet-PNG-Transparent-Image.png
bottom of page